Blog

Mantenha-se informado

mar, 01, 2018

TEF - Descubra como ele te ajuda a economizar

Compartilhe esta noticia

Imagem principal do artigo TEF - Descubra como ele te ajuda a economizar

É fato que o uso de cartões já se consolidou no mercado brasileiro. A segurança, a rapidez e a facilidade em vender estão entre as principais caraterísticas de sua adoção expressiva.

Com certeza, se você vende algum produto ou presta qualquer tipo de serviço, dispor variedade na aceitação de pagamento (alternativa a dinheiro e cheque) além de bastante vantajosa, retém menor valor em espécie no estabelecimento.

Portanto, você, empreendedor, precisa conhecer o TEF e descobrir quais são as vantagens de contratação. Vamos citar os tipos, diferenciais e indicação de uso, para que entenda de uma vez por todas porque o seu negócio não deve ficar sem um TEF!

O que é o TEF?

TEF é a sigla para Transferência Eletrônica de Fundos. Uma solução de TEF permite concretizar as suas vendas com cartões de crédito, débito e benefícios, pois é o responsável por automatizar a comunicação entre as redes de cartão, bandeira, emissor e o PDV, garantindo assim total segurança, agilidade e informações completas das vendas.

O que é TEF?

Vantagens de utilizar o TEF

A principal vantagem do TEF é a eliminação de erro humano, pois há o risco de digitar incorretamente não só o tipo da venda (crédito ou débito) como o seu valor. O TEF capta automaticamente as informações de valores diretamente do PDV e as exibe na tela. Isso elimina também os riscos de fraudes, como veremos mais adiante.

Segurança

Como dito acima, uma das principais vantagens de utilizar o TEF é a segurança. No POS, é necessário inserir o valor da venda manualmente. Isso deu muita abertura para erros e fraudes. Um funcionário distraído ou mal-intencionado pode alterar o tipo da venda ou mesmo o valor da venda, causando prejuízo ao lojista ou prestador de serviço.

As fraudes também podem ocorrer por parte dos clientes. Em alguns casos, foi constatado que algum cliente trocou a máquina POS móvel da loja por outra aparentemente idêntica. Assim, as vendas realizadas através desta outra máquina vão parar na conta bancária de outra pessoa, física ou jurídica.

O TEF elimina esses riscos, pois é integrado diretamente com o sistema PDV (caixa/frente de loja). Assim, ele recebe automaticamente as informações da venda diretamente do sistema, impossibilitando a troca do valor. O TEF é conectado a um pin pad, não sendo possível sua substituição fraudulenta por outra máquina.

Rapidez

Ao utilizar um TEF, uma grande vantagem é a rapidez com que o processo de venda é finalizado, evitando a formação de filas, insatisfação e até mesmo a desistência dos clientes em comprar.

A rapidez ocorre devido velocidade de processamento da solução e também na economia do tempo que seria gasto digitando as informações da venda.

Aumento no leque de operações

Ter um TEF em seu estabelecimento significa atrair mais clientes. Por quê? Simplesmente porque ele possibilita a prestação de serviços como a recarga de celular, pagamento de contas (correspondente bancário), consulta SPC/SERASA, entre outros.

Mais clientes dentro da loja = mais oportunidades para vender = maior faturamento 

Equipamento único para várias redes de cartões

O TEF, diferentemente do POS-IP não depende unicamente de uma rede de cartão para funcionar. Aliás, você pode selecionar uma rede para a operação de crédito e outra rede para a operação de débito. Isso te dá liberdade de escolha e mais poder para negociar as taxas com as próprias redes de cartões. Além claro de reduzir o desembolso na hora de adquirir ou alugar um volume menor de equipamentos ou mesmo manter apenas um à disposição da sua clientela. 

Quais as desvantagens do TEF?

Nem tudo são rosas na vida e, com o TEF, não é diferente. Porém, as desvantagens são insignificantes perto das vantagens. Na verdade, as desvantagens nada mais são que os próprios pré-requisitos para o funcionamento do TEF. Mesmo assim, vamos elencar todos a seguir.

Quais as desvantagens do TEF?

Requisitos do TEF 

Pinpad

O Pin Pad, popularmente conhecido como "máquina de cartão", é o responsável por fazer a leitura, com segurança, dos dados do portador do cartão contidos no chip ou tarja magnética . 

Computador com impressora

Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. A impressora tem a finalidade de imprimir os cupons fiscais ou não fiscais. 

Internet fixa

Para o funcionamento do TEF, é necessário que você possua uma internet fixa, já que o sistema é integrado ao PDV. Também é recomendável ter como contingência um POS-IP por perto para casos onde a conexão com a internet sofra alguma interferência ou instabilidade. 

Software de Automação Comercial

Nem toda loja possui um software de vendas, mas se você quiser utilizar o TEF, será necessária esta contratação para que os mesmos trabalhem de forma integrada.

Software TEF

Para fazer a Transferência Eletrônica de Fundos você precisará contratar uma solução de TEF.

Conectividade

VPN é uma tecnologia de dados criptografados exigida pelas operadoras de cartões para realizar as transações. Porém, nem todas as soluções existentes no mercado possuem independência tecnológica suficiente e o serviço de conectividade é contratado à parte, e com isso, seu desembolso mensal pode te surpreender! Felizmente há uma alternativa bastante eficiente e com o melhor custo-benefício: o SIMATEF.

O que é o SIMATEF?

SIMATEF é uma solução desenvolvida especialmente para a Gestão de Pagamentos Eletrônicos, responsável por concretizar as vendas com cartões, vendas recorrentes, vendas online e vendas mobile de uma loja física ou virtual.

SOFTWARE TEF + CONECTIVIDADE + SUPORTE TÉCNICO = SIMATEF

A Sotech é uma empresa especializada em meios de pagamentos eletrônicos que desde 2007 atende clientes de pequeno, médio e grande porte em todo o Brasil. Com independência tecnológica e seguindo os mais rigorosos padrões internacionais de segurança possibilita aos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços concretizarem suas vendas com cartões de forma simples, segura e a custo acessível.

Você pode conhecer mais sobre o SIMATEF clicando neste link.